Inner Tree Idiomas

O verbo “let” em inglês: 25 diferentes usos – Parte 1/3

 

A seção in depth é uma seção de artigos em que analisamos uma palavra ou um conjunto de palavras de forma profunda. O objetivo é ajudar os alunos a não apenas entender os diferentes aspectos semânticos envolvendo uma palavra ou um conjunto de palavras, mas também dominar seus usos e diferentes contextos gramaticais possíveis. Quando relevantes, também trazemos alguns detalhes fonológicos ou fonéticos. Todos esses aspectos em conjunto ajudam os alunos a falar inglês com mais naturalidade e fluência.

 

Introdução

 

Este artigo é o primeiro de uma série de três artigos sobre o verbo “let” em inglês. Este verbo tem muitos sentidos e usos. Nestes artigos, vamos apresentar 25 diferentes sentidos do verbo “let”. Entre todos esses usos, podemos identificar quatro diferentes grupos. 

No primeiro grupo, temos o verbo “let” sendo usado como verbo modal, geralmente usado junto com outro verbo, este último com a semântica da ação. Por exemplo, quando falamos “let’s eat out tonight” (“vamos comer fora hoje à noite”), o verbo “let” é apenas um verbo modal para indicar sugestão, o verbo que carrega a semântica da ação é o verbo “eat out”. 

No segundo grupo, temos o verbo “let” sendo usado como verbo principal, carregando um sentido próprio. Por exemplo, quando dizemos “I let my house last year” (“Eu aluguei minha casa no ano passado”), o verbo “let” vem sozinho e carrega o sentido central da oração. 

No terceiro grupo, temos o verbo “let” sendo usado em expressões idiomáticas, como em frases como “I need to let you in on a secret” (“Eu preciso te contar um segredo”). Aqui temos que memorizar a expressão como um todo, como geralmente temos que fazer com expressões idiomáticas.

No último grupo, trazemos alguns exemplos de phrasal verbs com o verbo “let”, como em frases como “when the situation lets up…” (“quando a situação melhorar…”). Nestes casos, o verbo “let” geralmente vem acompanhado de uma preposição formando uma unidade semântica, como acontece com phrasal verbs em geral. Aqui também temos que memorizar a combinação como um todo.

Neste primeiro artigo, vamos analisar os usos do verbo “let” quando ele é empregado como verbo modal e como verbo principal. No segundo artigo, vamos estudar os usos do “let” em expressões idiomáticas. No terceiro artigo, vamos estudar os usos do “let” quando ele está sendo usado para formar um phrasal verb. 

Essa divisão é relevante porque temos implicações nos usos e na estrutura da frase, dependendo de se o verbo “let” está sendo usado como verbo “modal” ou não. Por exemplo, quando ele é usado como verbo modal, ele não é usualmente empregado na voz passiva, mas quando ele é usado como verbo principal, ele pode ser usado na voz passiva. Esses detalhes relacionados a cada uso são explicados em cada um dos artigos.

Antes de entrarmos nos sentidos e usos do verbo “let”, gostaríamos de lembrar que se trata de um verbo irregular tanto no simple past (let) e quanto no past participle (let). Ele é como os verbos “cut”, “put”, “bet”, “quit”, que também têm as três formas iguais: “letlet let”; “cut – cut – cut”; “put – put – put”; “bet – bet – bet”, “quit – quit – quit”. Para a forma -ing, dobramos a consoante final: letting

 

1.1 O verbo “let” como verbo modal: dando permissão

 

De acordo com o Cambridge Dictionary, um dos sentidos do verbo “let” é indicar a permissão de que algo aconteça ou que alguém faça algo, não fazendo nada para impedir a ação ou dando sua permissão. 

Neste uso, podemos observar que o verbo “let” é usado em construções específicas do tipo “let somebody do” (“deixar alguém fazer”) ou “let something happen” (“deixar algo acontecer”). No primeiro sentido, o verbo “let” é usado como o verbo “allow”, no sentido de dar permissão para alguém. No segundo sentido, o verbo “let” está usado no sentido de não fazer nada para evitar que algo aconteça, não no sentido de permissão: quando falamos “I let my beard grow” (“Eu deixei minha barba crescer”), não estamos dando permissão para a barba crescer, só não estamos fazendo nada para impedir que ela cresça. Vejamos os exemplos:

 

I decided to let my beard grow.

Eu decidi deixar minha barba crescer.

 

My parents let me go out with my friends.

Meus pais me deixaram sair com meus amigos.

 

I’d like to go out with my friends, but my parents didn’t let me.

Eu gostaria de sair com meus amigos, mas meus pais não me deixaram. (sair)

 

Don’t let it annoy you.

Não deixe isto te irritar.

 

No sentido de “permitir alguém fazer algo”, em muitas situações, poderia ser substituído pelo verbo allow, mas o verbo seguinte não poderia ser um infinitivo sem “to”, teria que ser um infinitivo com “to” em expressões do tipo “allow somebody to do”. Por exemplo, na sentença “My parents let me go out with my friends”, também poderíamos usar o verbo “allow”, mas o infinitivo “go out” seria com “to”: “My parents allowed me to go out with my friends”. Ou seja, o verbo “allow” exige um infinitivo com “to”, enquanto o verbo “let” exige um infinitivo sem “to”.

No exemplo “I’d like to go out with my friends, but my parents didn’t let me”, podemos observar que o verbo “go out” foi omitido da construção com “let”, pois ele já tinha sido citado antes. 

É importante notar também que, neste uso de permissão, o verbo “let” só pode ser usado na voz ativa, não podemos usar o verbo “let” na voz passiva. Para indicar que “alguém foi permitido/autorizado”, teríamos que usar o verbo “allow” na voz passiva, como nos exemplos abaixo:

 

Animals are not allowed in this hotel.

Não são permitidos animais neste hotel.

 

The candidates are not allowed to talk during the exam.

Os candidatos não são autorizados a conversar durante o exame.

 

You are allowed to enter all departments.

Você é autorizado a entrar em todos os departamentos.

 

1.2 O verbo “let” como verbo modal: dando uma sugestão

 

O verbo “let” pode ser usado para indicar sugestão. Neste caso, usamos a construção “let’s + verbo”. A forma “let’s” é a contração de “let us”. Em contextos formais, a expressão “let’s” pode ser usada como “let us”, que seria sua forma não contracta. Vejamos os exemplos:

 

Let’s have dinner tonight.

Vamos jantar hoje à noite.

 

Let’s have a party!

Vamos fazer uma festa!

 

Let us review each piece of information. [formal]

Vamos revisar cada informação. 

 

1.3 O verbo “let” como verbo modal: aceitando uma situação 

 

O verbo “let” pode ser usado para expressar que você aceita que algo vai acontecer, pois não há muito o que ser feito para impedir que aquilo aconteça, embora você gostaria que não acontecesse. Vejamos o exemplo abaixo:

 

Let it rain! I’ll have fun with my friends!

Que chova então! Eu vou me divertir com meus amigos (mesmo assim)!

 

1.4 O verbo “let” como verbo modal: oferecendo ajuda

 

O verbo “let” pode ser usado quando nos oferecemos para ajudar alguém. Nestes casos, usamos a expressão “let me + verbo”. Vejamos os exemplos:

 

Let me help you finish this task.

Deixe eu (Deixe-me) te ajudar a terminar esta tarefa.

 

Let me open the door.

Deixe que eu abro a porta.

 

1.5 O verbo “let” como verbo modal: expressando um forte desejo

 

O verbo “let” pode ser usado quando queremos expressar um forte desejo de que algo aconteça. De acordo com o Oxford Dictionary, este uso do “let” é um uso literário. Vejamos o exemplo retirado do Oxford Dictionary:

 

Let her come home safely!

Espero que ela volte para casa em segurança!

 

1.6 O verbo “let” como verbo modal: imperativo negativo

 

O verbo “let” pode ser usado para expressar uma ordem negativa. A expressão é “let’s not + verbo”. Em contextos formais, podemos usar “don’t let’s + verbo”. Esse imperativo é para a primeira pessoa do plural, ou seja, o falante está se incluindo no imperativo. Vejamos os exemplos retirados do Cambridge Dictionary Online:

 

Let’s not forget to lock the door!

Não vamos nos esquecer de trancar a porta!

 

Don’t let’s mention anything about her husband. I think they’ve split up. [formal]

Não vamos mencionar nada sobre o marido dela. Eu acho que eles se separaram.

 

2.1 O verbo “let” como verbo principal: o verbo “alugar”

 

O verbo “let” pode ser usado como verbo principal, significando “alugar algo para alguém”. Este uso é mais comum no inglês britânico. Por exemplo, na parte de fora de um imóvel, podemos ler “to let” (“para alugar”) [nos EUA, seria mais comum “for rent”]. Vejamos o seguinte exemplo: 

 

I want to let my house.

Eu quero alugar minha casa.

 

Neste uso do verbo “let”, quando ele é usado como verbo principal, poderíamos usá-lo na voz passiva:

 

My house was let to a family.

Minha casa foi alugada para uma família.

 

Conclusão

 

De uma forma geral, podemos observar que os usos do verbo “let” como verbo modal são muito variados, podendo ser usados não apenas em contextos do dia a dia, mas também em contextos formais ou até mesmo literários. Em todos esses usos, o verbo “let” não designa a ação de fato, portanto ele sempre vem acompanhado de outro verbo ou é possível deduzir de qual verbo estamos falando. O sentido do verbo “let” usado como verbo principal é muito limitado, se comparado aos usos do verbo “let” como verbo modal.

Outra diferença relevante é o fato de que o verbo “let” não pode ser usada na passiva quando está sendo empregado como verbo modal. Em seu sentido de “permissão”, teríamos que usar o verbo “allow” se quiséssemos construir uma frase na passiva, como em “animals are not allowed here”. O verbo “let” em seu sentido de “alugar”, usado como verbo principal, poderia ser empregado na voz passiva: “the building was let”. 

No próximo artigo, vamos analisar os usos do verbo “let” em expressões idiomáticas. Muitas dessas expressões idiomáticas são usadas com frequência pelos falantes em contextos do dia a dia. Outras expressões são mais comumente usadas em contextos acadêmicos, etc. Ou seja, o verbo “let” pode ser usado em diferentes contextos e modalidades de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *