Metodologia
Nossa Metodologia
Por que nossa escola de idiomas é especial?
Sabemos que nosso público não dispõe de tempo para demorar anos até ser capaz de conversar e escrever bem em outra língua. Também sabemos que, para nosso público, uma capacidade superficial de comunicação não é o suficiente. Considerando a importância da eficiência e da qualidade no aprendizado de línguas estrangeiras por adultos, criamos uma metodologia que tem três pilares fundamentais.
O primeiro deles diz respeito às dificuldades específicas de brasileiros na aprendizagem de cada uma das línguas que a escola oferece. A formação em linguística dos idealizadores da Inner Tree os permitiu mapear quais são esses desafios e criar uma metodologia que dá a devida atenção a essas dificuldades e ajuda os brasileiros a atingir a estudar essas línguas com eficiência e qualidade. As dificuldades que um brasileiro tem ao aprender inglês são diferentes das dificuldades que um falante nativo de alemão, de mandarim ou de francês tem ao estudar inglês. Por um aspecto biológico, quando somos adultos, nosso cérebro tende a não adquirir, apenas por imersão, as estruturas gramaticais, o sistema fonológico e, em alguma medida, até mesmo os campos semânticos de uma língua estrangeira. Embora a imersão não seja suficiente, se o contato com a língua vier junto com o aprendizado e prática controlada dos principais aspectos da língua-alvo que podem causar dificuldades, tendemos a internalizar mais facilmente a língua que queremos aprender. Qualquer metodologia que se proponha eficiente precisa levar em consideração as dificuldades específicas que um falante nativo de português, por exemplo, tem ao aprender inglês ou outra língua estrangeira. Como essas dificuldades não são aleatórias, ao identificarmos essas dificuldades e criarmos uma metodologia específica e com foco adequado nesses aspectos, nosso método consegue ser muito eficiente.
O segundo pilar é a consideração por pesquisas científicas sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras por adultos. Os idealizadores da Inner Tree estudaram a fundo o que dizem as pesquisas científicas mais recentes sobre ensino de línguas estrangeiras para adultos. Sobre esse ponto, é muito importante ressaltar que não há nenhuma evidência científica sólida até o momento de que é possível para um adulto simular o processo natural de aquisição de línguas por crianças. O cérebro de uma criança e o de um adulto são diferentes. Levar em conta as principais contribuições da ciência sobre o processo de aprendizagem de línguas estrangeiras por adultos é de extrema importância para um ensino eficiente e personalizado. Aqui na Inner Tree, temos esse cuidado.
Por fim, o terceiro pilar é relativo aos conhecimentos adquiridos pelos criadores dos cursos com os anos de experiência prática no ensino de idiomas. Não somos robôs tentando aprender uma nova linguagem, somos seres humanos. Manter-se aberto ao conhecimento, estar feliz e motivado ao longo do processo de estudo, aprender a não ter medo de errar, entre tantas outras coisas são muito importantes para se conseguir aprender bem uma língua estrangeira do modo mais eficiente possível. Ao longo dos anos de experiência como professores de línguas estrangeiras, tanto em turmas quanto em aulas particulares, os idealizadores da Inner Tree foram observando como ajudar nossos alunos nesses aspectos. Nossa metodologia dá atenção a essas questões sutis, porém decisivas para o sucesso do aluno.
Todas as atividades práticas propostas e exercícios de reforço que oferecemos aos alunos são meticulosamente escolhidos. O modo como os assuntos são abordados nas aulas e a ordem em que esses assuntos são ensinados buscam envolver o aluno em um método de estudo de línguas altamente eficiente e de qualidade. Na Inner Tree, somos realmente comprometidos com o seu sucesso. Nosso principal objetivo é fazer com que mais e mais brasileiros possam falar de verdade uma ou mais línguas estrangeiras, pois temos certeza de que esse conhecimento impacta positivamente a vida das pessoas.