Todo mundo sabe, ou deveria saber, que estudar uma língua estrangeira requer esforço e dedicação. Nesse sentido, termos razões claras de por que estamos nos dedicando a aprender determinada língua é muito importante, pois tê-las em mente nos ajudará a manter a motivação ao longo dos estudos. Por isso, selecionamos os cinco principais motivos para aprender a falar espanhol.
1. O espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo
Segundo o anuário de 2018 do Instituto Cervantes, o espanhol é a segunda língua materna mais falada no mundo, após o chinês. Além de ser idioma oficial de 21 países, é crescente a importância do espanhol nos Estados Unidos. Por fim, ainda de acordo com o anuário de 2018 do Instituto Cervantes, é a terceira língua mais usada na internet, após o inglês e o chinês.
2. Aprender espanhol ampliará sua perspectiva sobre arte e gastronomia
As culinárias tradicionais dos países que têm o espanhol como língua materna são muito peculiares e diversas entre si. Também são países culturalmente muito ricos, de modo geral. Por exemplo, o número de ritmos e danças que são típicas de países cuja língua materna é o espanhol é muito grande: tango, flamenco, salsa, rumba, mambo, só para citar alguns exemplos. Além da música, vale muito a pena conhecer as obras de literatura e cinema de língua espanhola.
3. O mercado de trabalho brasileiro e o impacto salarial de saber espanhol
Segundo pesquisa de 2016 realizada pela Catho, após o inglês, o espanhol segue como idioma estrangeiro mais requisitado no mercado de trabalho brasileiro. Segundo dados de 2010, o impacto salarial de saber inglês e espanhol chega a ser em torno de 20% a mais que a média salarial dos profissionais que só sabem português.
4. Sete dos dez países com os quais o Brasil faz fronteiras falam espanhol
Em sua grande maioria, nossos vizinhos falam espanhol, com exceção do Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Em termos de extensão de fronteira, a supremacia do espanhol é ainda maior. Temos laços comerciais sólidos com os vizinhos do Cone Sul, de modo que saber espanhol pode ser de grande valia para quem trabalha em empresas que fazem transações dentro do Mercosul.
5. O mercado editorial em espanhol é um dos maiores do mundo
O mercado de livros publicados em espanhol é um dos maiores do mundo. Há uma indústria robusta não só de novas publicações, mas também de traduções de diversas línguas para o espanhol. Isso significa que, a partir do espanhol, temos acesso a um vasto conhecimento adquirido por diversas culturas. Saber espanhol abre portas para o mundo.